A Série B do Campeonato Brasileiro chega ao fim nesta sexta-feira, e as atenções da última rodada estarão voltadas para parte de cima da tabela.
Os dez jogos acontecem nesta sexta-feira, mas somente quatro são decisivos e envolvem equipes que ainda buscam algo na competição.
Estão em jogo a disputa pelo título entre América-MG e Chapecoense e briga pela última vaga à Série A entre Juventude, CSA e Avaí.
Os cenários
A briga pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro trava uma luta das mais acirradas. Os times chegam empatados em pontos (70), vitórias (19) e saldo (19). A vantagem dos mineiros no momento é de dois gols no critério de gols marcados: 41 a 39.
O equilíbrio é tão grande que até mesmo se os dois empatarem a taça pode mudar de dono e terminar em Chapecó, desde que a Chapecoense empate fazendo três gols a mais que o América-MG.
Em caso de derrota dos dois, aquele que perder por uma diferença menor ficará em primeiro. Raciocínio semelhante vale se os dois vencerem.
Quem ganhar por uma diferença maior, leva o caneco. Se a vantagem do placar for a mesma, a Chape, então, precisará fazer três a mais que o adversário mineiro (por exemplo: 1 a 0 América-MG e 4 a 3 Chapecoense).
Dependendo da combinação, se eles terminarem iguais em tudo, a definição do campeão pode acontecer no número de cartões, já que os dois confrontos diretos entre os times também acabaram empatados. Neste caso, o América-MG está bem à frente – é a equipe mais disciplinada da Série B.
Diante da impossibilidade de qualquer previsão, a CBF optou por mandar troféus para Belo Horizonte e Chapecó. A entidade fabricou duas peças idênticas.
Quem fica com a última vaga para à Série A?
Em relação ao acesso, o Juventude é o único que depende apenas de si. Um empate em Campinas resolve a vida do Juventude desde que o CSA no máximo também some um ponto contra o Náutico, nos Aflitos.
Se a equipe de caxias perder, ficará na torcida para o CSA, em quinto, também ser derrotado e para o Avaí, em sexto, não vencer.
Para os alagoanos, o Juventude só não pode vencer o Guarani. Se os gaúchos empatarem, o CSA conquista o acesso em caso de vitória sobre o Timbu.
O CSA pode até subir com um empate, mas desde que o Juventude perca em Campinas – neste caso, o CSA subiria por ter um saldo melhor (13 a 9).
O Avaí também sonha com a última vaga, mas tem a missão mais delicada. Resta aos catarinenses vencer o América-MG, fora, e torcer para o Juventude perder e o CSA no máximo empatar.
Na parte de baixo da tabela, os quatro rebaixados já estão definidos. Oeste, Botafogo-SP, Paraná e Figueirense vão jogar a Série C em 2021.
+ NOTÍCIAS
+ Justiça nega pedido de Dedé e zagueiro terá que pagar mais de R$ 277 mil ao Cruzeiro
+ Técnico Jorge Jesus testa positivo para coronavírus, informa Benfica
+ JOGAÇO! Confira os melhores momentos de Grêmio 2×4 Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro