Mesmo sem ainda conhecer o último representante do Uruguai em sua edição de 2021, a Taça Libertadores já teve duas fases realizadas e onze clubes já foram eliminados. Ou seja, dos 47 participantes, restaram 36 no torneio.
+ Flamengo divulga resultado do exame de Pedro e lesão é confirmada.
O Flamengo aguarda o sorteio das chaves para conhecer seus adversários. Certo é que o Rubro-Negro carioca será um dos cabeças-de-chave do sorteio da fase de grupos, previsto para ocorrer no dia 16 de abril. Quatro dias depois começa a disputa dos grupos.
A Fase Preliminar
A competição já está na terceira e última fase preliminar. Ainda restam quatro eliminatórias que definem mais quatro equipes para as fases de grupo:
Libertad (Paraguai) x Nacional (Colômbia)
Independiente del Valle (Equador) x Grêmio (Brasil)
Bolívar (Bolívia) x Atlético Júnior (Colômbia)
San Lorenzo (Argentina) x Santos (Brasil)
VEJA TAMBÉM:
- Botafogo x Flamengo alcança maior audiência da Record no ano
- Flamengo e Itapemirim negociam valores para patrocínio
As Vagas do Uruguai
O Campeonato uruguaio 2020 ainda não deu por encerrado.
O Nacional tem a melhor campanha na soma dos três torneios (Apertura, Intermédio e Clausura) e já se garantiu na fase de grupos.
A última vaga será do campeão da temporada, que pode ser o próprio Nacional, o Peñarol e o Montevideo City.
O Flamengo está no pote 1, ou seja, será cabeça-de-chave e não enfrenta os melhores times da América na fase de grupos.
Quem o Flamengo não encara? River Plate (Argentina), Boca Jrs. (Argentina), Palmeiras (Brasil) e Nacional (Uruguai). Os outros três não estão definidos, pois será preciso aguardar as demais partidas da fase preliminar. Caso não haja “zebras”, essas equipes (que também o Fla não poderia encarar na fase de grupos) seriam Grêmio (Brasil), Nacional (Colômbia) e Peñarol (Uruguai).
Poder não encarar estes oito clubes na fase de grupos é sim uma ótima opção, pois são clubes que são vistos sempre como favoritos ao título.
Os oito piores times do ranking da CONMEBOL já são praticamente certos. Always Ready (Bolívia), Deportivo La Guaira (Venezuela), Unión La Calera (Chile), Argentinos Jrs. (Argentina), Táchira (Venezuela), Universitario (Peru), The Strongest (Bolívia) e Fluminense (Brasil).
O Tricolor Carioca ainda pode sair desta lista mas é bem difícil. O Flu teria que torcer para o Montevideo City conquistar o Campeonato Uruguaio, superando Nacional, Peñarol e Liverpool.
Os Demais Participantes da Libertadores 2021
Já falamos dos cabeças-de-chave e das equipes menos rankeadas da Taça Libertadores da América de 2021. Contudo, não podemos esquecer de outros gigantes que estão, momentaneamente, na posição intermediária do kanking.
Nele estão ex-campeões e clubes muito tradicionais na América do Sul. Jogar contra eles é sempre muito complicado.
Cerro Porteño (Paraguai), Olimpia (Paraguai), São Paulo (Brasil), Internacional (Brasil), Atlético-MG (Brasil), Independiente Santa Fé (Colômbia), Racing (Argentina), LDU de Quito (Equador), Universidad Católica (Chile), Barcelona (Equador), Vélez Sarsfield (Argentina), Sporting Cristal (Peru), América de Cali (Colômbia) e Defensa y Justicia (Argentina) integram esta lista.