Desejado pelo Barcelona, abraçado pelo Benfica e com experiência na Europa. Quem vê assim até pode achar que seja um jogador experiente, só que não.
Estamos falando do garoto Manu, que completa apenas 15 anos em abril. É isso mesmo.
O jovem Maranhense, acabou não podendo ser regularizado por clubes europeus após denúncia de aliciamento feita pelo Grêmio, e está perto de assinar com o Flamengo-RJ para integrar a equipe sub-15.
Emanuel Ferreira ou simplesmente Manu, chega nas próximas semanas para assinar seu primeiro contrato de formação com o Rubro-negro carioca e apresentar, no Ninho do Urubu, o prodígio que fez Barcelona e Benfica se encantarem por ele.
Próximo de fazer 15 anos, Manu sabe que a trajetória, apesar de curta, o coloca em destaque, algo que está acostumado desde quando foi aprovado na base do Grêmio, com nove aninhos.
+ Assim como Rafinha, financeiro veta mais uma contratação no Flamengo
Foi o clube gaúcho quem notificou a Fifa por aliciamento, o que impossibilitou que as passagens por Barcelona e Benfica tivessem continuação.
Com o comunicado do Grêmio, a entidade máxima do futebol barrou o registro no Barcelona após período de testes em 2017.
A Fifa aponta que um jovem nesta idade não pode deixar o país de origem por questões envolvendo o futebol.
Em todo este período, o Flamengo já monitorava o garoto e entrou em ação em meados de 2019, quando uma possibilidade de volta ao Grêmio não deu certo. Cariocas e gaúchos fizeram um acordo envolvendo percentual dos direitos econômicos quando Manu puder assinar o seu primeiro contrato profissional, a partir dos 16 anos.
+ Saiba se sua cidade vai receber o sinal de Boa Vista x Flamengo, neste Sábado
Nos bastidores da Gávea, a avaliação feita é de que Manu é um jovem com um futuro promissor.
O garoto foi para Europa em 2017, quando foi aprovado em testes no Barcelona. Os espanhóis saíram de cena quando o Grêmio notificou a Fifa com o aliciamento.
o Benfica abriu as portas para o garoto, mas passou pelo mesmo problema da equipe catalã e só o utilizou em torneios amadores.
O retorno das atividades fez com que o Brasil voltasse a ser destino. Dessa vez, em definitivo.
“Estou muito ansioso com essa volta. Voltar a treinar, jogar, competir… Depois de um ano e meio parado, vou voltar a fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Treinar sozinho não é a mesma coisa. Estou muito feliz por jogar no Flamengo”, disse Manu em entrevista ao globo esporte.
Manu passou mais de um ano treinando sozinho em Portugal, desde que as atividades da base foram suspensas no início da pandemia, em 2020 #gefla pic.twitter.com/QMJVsNZmye
— Cahê Mota (@cahemota) March 26, 2021
+ Taison recusa o Flamengo e acerta com outro clube brasileiro
De acordo com José Ferreira, pai de Manu , outros gigantes brasileiros como Palmeiras e Santos e Palmeiras chegaram a fazer contato, mas a oportunidade dada Flamengo foi vista com bons olhos.
“O reconhecimento do talento dele foi muito gratificante. Ele desenvolveu o jogo e entrou no sistema muito rápido, disputou campeonatos pelo Benfica… A adaptação foi muito boa”, disse o Pai.
Com Messi e Suárez no álbum de fotos e registros com a camisa do Benfica em campo, Manu chama a atenção antes mesmo de ser integrado a equipe sub-15. O Flamengo trabalha para evitar que a badalação atrapalhe o caminho do garoto prodígio.