Governo do Rio se pronuncia sobre Estádio do Flamengo e menciona compromissos com o Maracanã
O Governo do Rio de Janeiro comentou pela primeira vez após a Prefeitura da capital desapropriar o terreno do Gasômetro. Em declaração ao jornal O Globo, o Estado manifestou seu apoio ao estádio próprio do Flamengo. No entanto, ressaltou que o clube também possui compromissos contratuais com o Maracanã.
Sob a liderança do governador Cláudio Castro, o Governo do Rio acredita que o Consórcio Fla-Flu, composto por Flamengo e Fluminense, cumprirá todas as obrigações do contrato de licitação do Maracanã. Lembrando que o consórcio assumiu a gestão do complexo esportivo pelos próximos 20 anos, até 2044. Paralelamente, o Flamengo avança com os planos para a construção de seu próprio estádio na região do Gasômetro.
VEJA NOTA DO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
“O Governo do Estado é favorável e vê com naturalidade o fato de o Flamengo buscar construir um patrimônio importante como um estádio de futebol e espera que o clube consiga realizar seu projeto. Para o Estado do Rio de Janeiro, a existência de um novo equipamento esportivo vem a somar com o esporte e o lazer da população fluminense.
Além disso, o governo ressalta que, com o final do processo licitatório, o Complexo do Maracanã será concedido ao consórcio Fla-Flu pelos próximos 20 anos, por meio de contrato em que obrigações e compromissos ficam pré-estabelecidos.
Dessa forma, o Poder Executivo Estadual confia que as cláusulas contratuais serão cumpridas. O objetivo do Governo do Estado é manter o Maracanã como estádio competitivo e preservar seu valor histórico como templo do futebol.”
Flamengo avança na compra do terreno
Na última segunda-feira (24), a Prefeitura do Rio de Janeiro desapropriou o terreno do Gasômetro. Com isso, o Flamengo aguarda a publicação do edital de leilão para fazer sua proposta financeira ao município.
Logo após a confirmação da desapropriação, a diretoria do Flamengo, incluindo o presidente Rodolfo Landim e o vice-presidente geral e jurídico Rodrigo Dunshee, se reuniu para discutir o assunto. Decidiu-se que o clube fará o pagamento à vista pelo terreno no Gasômetro.
De acordo com a apuração do Coluna do Fla, o Flamengo planeja continuar cumprindo as obrigações contratuais relacionadas ao Maracanã enquanto foca na construção de seu estádio próprio.