O Flamengo se classificou para a decisão após ganhar do Boca na final da Libertadores. Em março, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, de virada, e garantiu o inédito título. O meia Lorran, o atacante nigeriano Shola e o zagueiro Iago foram os destaques da campanha.
O Rubro-Negro foi campeão invicto: cinco vitórias em cinco jogos. Ainda sob o comando de Mário Jorge, a equipe marcou 11 gols e sofreu apenas quatro. Mário Jorge decidiu sair do Flamengo para dirigir o sub-17 da Arábia Saudita. Filipe Luís, que estava no sub-17, assumiu a função.
O Olympiacos chegou para a final depois de conquistar a UEFA. Os gregos venceram por 3 a 0 o Milan. Foi o primeiro título da competição europeia. Na campanha, o Olympiacos eliminou a Inter de Milão, o Bayern de Munique e o Nantes. Os artilheiros foram Christos Mouzakitis, com seis gols, e Charalampos Kostoulas, com cinco.
Braçadeira de capitão e postura de xerife. Essa é a definição do zagueiro Iago, de 19 anos, que é um dos principais nomes da base do Flamengo. Na campanha da Libertadores, fez quatro gols e se transformou em artilheiro. Com este cartaz, ele entra em campo neste sábado, às 16h, pela final do Mundial de Clubes, contra o Olympiacos, no Maracanã.