Confira os detalhes da negociação entre Inter e Zenit, da Rússia, pelo atacante Yuri Alberto.
Com a proposta do Zenit em mãos, o Inter deve decidir na próxima semana se aceita negociar Yuri Alberto. Os números ofertados pelos russos agradaram, mas a diretoria colorada pretendia manter o atacante por mais tempo no Beira-Rio e vai analisar algumas questões, como o prazo de entrega e a possibilidade de manter uma fatia dos direitos do jogador.
O Zenit, que já tinha assediado o camisa 11 no ano passado, voltou com força. A proposta é de 20 milhões de euros (R$ 123,88 milhões pela cotação atual) por 90% dos direitos do atacante de 20 anos.
O valor é o mínimo estipulado pelo Inter para realizar a transferência. O clube, que detém 75% dos direitos, abocanharia R$ 92,91 milhões na transação. Os 25% restantes são divididos entre o Santos, clube formador, André Cury, representante do jogador, e o próprio Yuri.
Algumas situações ainda estão em pauta e merecerão atenção. Uma delas é que o Inter deseja manter uma fatia de Yuri por entender que o Leste Europeu seria uma porta de entrada do camisa 11 antes de rumar a mercados mais atrativos na Europa. A ideia é seguir com 10% do atacante.
Outro objetivo é colocar cláusulas no contrato que rendam bônus ao clube caso o atacante atinja metas na Rússia.
O Zenit lidera o Campeonato Russo e é presença constante em torneios continentais. Ficou em terceiro na fase de grupos da Liga dos Campeões em um grupo que contava com Juventus e Chelsea (atual campeão) e disputará a segunda fase da Liga Europa, quando duelará com o Betis.
Se decidir avançar na negociação com os russos, o Inter pretende ficar com o jogador até a metade do ano, o que não seria um problema no atual cenário. O Zenit já conta com oito estrangeiros no grupo, máximo permitido no regulamento russo.
O iraniano Sardar Azmoun foi anunciado pelo Bayer Leverkusen no sábado, mas se apresenta ao clube alemão somente em junho, ao final da temporada. Só então uma vaga para um novo jogador estrangeiro deve ser aberta no clube, que conta com os brasileiros Douglas Santos, Wendel, Claudinho e Malcom no elenco.
Além do Zenit, a Fiorentina buscou informações sobre Yuri Alberto, mas não avançou nas tratativas.
A janela de transferências para a Rússia fecha em 22 de fevereiro, e os próximos dias prometem ser decisivos para o futuro de Yuri Alberto. No Inter desde 2020, o atacante soma 84 partidas, com 30 gols. O vínculo com o Colorado vai até metade de 2025.
Por: GE