Confira tudo sobre as contratações, saídas e ajuste do time de Abel Ferreira no Palmeiras.
O Palmeiras fará no dia 14 de janeiro sua estreia na temporada, contra o São Bento, pela primeira rodada do Paulistão, no Allianz Parque.
O elenco já realizava atividades remotas desde o fim do ano, mas nesta semana se apresentou à Academia de Futebol para começar os trabalhos no campo. Abel Ferreira, depois de alguns dias em Portugal, juntou-se à sua comissão técnica no CT nessa quinta.
O plano para 2023 era ir menos ao mercado e promover jogadores das categorias de base, como aconteceu com a subida de sete atletas do sub-20. A diretoria está de olho em (poucas) contratações, mas ainda não concluiu nenhuma para a temporada.
+ Gustavo Gómez renova contrato com o Palmeiras e recebe reajuste salarial, veja detalhes
Contratações
Abel Ferreira não quer muitos reforços. Inicialmente pensa em apenas dois: um volante, diante da possibilidade de Danilo ser negociado, e um ponta canhoto.
A diretoria concorda com as necessidades diagnosticadas pelo português, mas não tem nenhuma negociação avançada até agora. Neste momento, a tendência é de que o Verdão comece o Paulistão sem contratações.
O clube entende ter com a base campeã brasileira e os jogadores promovidos do sub-20 um elenco forte para começar o Paulista e ainda para disputar a Supercopa, que está prevista para o fim do mês, contra o Flamengo, sem local definido.
+ Benfica bate o martelo sobre contratação de Danilo, do Palmeiras
Ajustes no time
Como o elenco é praticamente o mesmo que terminou a temporada passada, reforçado por garotos, o time titular será também quase igual. A única grande ausência é Gustavo Scarpa.
Craque do último Campeonato Brasileiro, o agora meia do Nottingham Forest, da Inglaterra, deve ser substituído no time por Raphael Veiga, que terminou a temporada lesionado. Endrick, vendido ao Real Madrid, terá seu primeiro ano completo como profissional e já como titular.
O Palmeiras espera que reforços com desempenho tímido no ano passado, como Atuesta, Navarro, López e Merentiel, cresçam de rendimento. Jailson, que começou 2022 bem, mas lesionou o joelho, está participando da pré-temporada e será uma novidade.
A ideia é fortalecer ainda mais o modelo de jogo que em 2022 rendeu os títulos do Paulista, Recopa Sul-Americana e Brasileirão.
Os ajustes estão sendo feitos com atividades em dois períodos, além de jogos-treino. Na quinta já rolou o primeiro contra o Suzano. Ainda estão previstos outros contra São José (dia 8), Desportivo Brasil (dia 8), São Bernardo (dia 11) e Monte Azul (dia 11).
+ Endrick, do Palmeiras, faz 3 gols é expulso e dá show no Jogo das Estrelas; veja lances
Saídas
Além de Scarpa, Jorge, emprestado ao Fluminense, e Wesley, vendido ao Cruzeiro, foram os outros jogadores que deixaram o Verdão neste começo de 2023.
O clube ainda está atento a uma negociação que pode acontecer neste mês: a venda de Danilo. O meio-campista é frequentemente citado como alvo na Europa, mas não vieram propostas para o Palmeiras nesta janela até o momento.
A diretoria entende que isto pode acontecer em breve e está de sobreaviso até pela necessidade de buscar uma reposição, caso o camisa 28, um dos pilares do time, vá embora.
Nomes como Kuscevic e Breno Lopes, que chegaram a negociar suas saídas em busca de mais minutos, seguem por enquanto no grupo.
Dos atletas que voltaram de empréstimo, Matheus Fernandes já foi cedido para o Bragantino, enquanto o atacante Carlos Eduardo ainda tem futuro indefinido. De qualquer forma, ele está fora dos planos de Abel.